sexta-feira, 7 de maio de 2010

CONVIVÊNCIA - AMIGO VOCÊ É O MEU CÉU!!!


Aquele que esta mais próximo de você, pode ser a sua porta de entrada para o céu, seu passaport para a vida eterna. O convívio com pessoas de diversos temperamentos , manias, criações e costumes, pode nos causar uma inquietação interior, um questionamento sobre nossa prórpia existência. Vemos como que por um espelho os nossos erros e defeitos, principalmente os que não queremos ver. A vida em comunidade, sociedade, profissional é uma escola de tratamento psicologico de choque. Ou nós mudamos em relação ao outro, ou não ficamos amargos e infelizes.

sábado, 1 de maio de 2010

Somos Descartáveis?

Estamos na era do "AGORA", do "Descartáveis" e do "Imediato" , onde o que importa é produzir mais, e com uma rapidez cada vez mais acelerada. Quase não paramos para refletir sobre o que estamos produzindo ou fazendo, não somos capazes de perceber os mais simples gestos da natureza como: o por-do-sol, a chuva de verão, a dama da noite (uma flor que exala perfume), um beija-flor a ausar voo. Vivemos cofigurados a um sistema, uma gigante engrenagem que envolve um número crescente de pessoas no mundo todo. Esse sistema é o capitalismo liberal e sua consequência é o ativismo presente em nossas sociedade, este assola nossa sensibilidade, e nos faz adoecer coletivamente, nos transformando em pessoas cada vez mais frias e secas, sem afeto e compaixão.
Com isso passamos a descartar as pessoas, fazemos um filtro psicológico, escolhemos quem amamos e a quem somos bons, construimos em "hall"de amigos e inimigos de nossa vida, selecionamos e excluimos o quem para nós não presta.
Tais atitudes revelão os resquísios da barbarea que permace em nós. Tudo que é material pode ser tido como descartável, mas os seres humanos, esses não podem ser tratados ou comparados a coisa e objetos.

Meu conselho: Recorramos, a meditação diária, a oração (para quem tem religião), a reflexição dos atos de seu dia-a-dia. Não vá dormir sem re-fazer sua história, fazendo de si um auto-crítica e um auto-julgamento. Não seja mais um em meio a multidão, mude a história de sua comunidade, família, trabalho, faculdade, cidade e/ou igreja.
Busque ser melhor sempre!